terça-feira, 15 de abril de 2008

Lendas urbanas. "Ouvi falar que...."


Inicio aqui uma coletânea de procedimentos ou dicas que se tornaram quase verdades absolutas no mundo dos aquários e peixes, mas que não passam de inocuidades na melhor das hipóteses.


- "Acidificar a água"

- Colocar xaxim dentro do filtro ou troncos de madeira: tanto um quanto outro para serem agentes acidificantes precisariam estar em enormes quantidades dentro do aquário. No caso do xaxim a coisa é mais séria, pois existe uma legislação federal que proibe a extração e comércio das samambaias das quais se aproveita somente parte do tronco. Se a intenção for acidificar através de troncos esteja preparado - vai usar quase toda floresta amazônica!!!


-  "Para eliminar cloro"

- Existem uma enormidade de recomendações que circulam pela internet, que vejo com reservas, pois assemelham-se a uma brincadeira muito engraçada chamada "telefone sem fio", onde numa roda de amigos cada um vai cochichando no ouvido uma frase inicial e ao final da roda o que se ouve nada tem a ver com a frase inicial. "Pegue água do chuveiro", "coloque no sol", "deixe borbulhando por meia hora", "deixe descansando por 24 horas", etc.... Sabemos que só existem 3 maneiras de inativar o cloro que são: por reação química, fervura, e descanso. Não existe mágica.


- "Para "ciclar"(maturar)um aquário recém montado"

- Por mais que se queria acelerar este processo através de produtos "tecnologicamente milagrosos", sempre cairemos no lugar comum - o de esperar um certo período de tempo. É desenvolver um senso crítico em relação a divulgação de certos fabricantes. Prometem demais e dão de menos. Como reza a cartilha do lucro total.


- "Kinguios não são peixes para aquários"

Quem disse isso? É muito difícil encontrar um peixe com um apelo visual tão forte, principalmente para crianças e os iniciantes. O que acontece na verdade é a desinformação(ou contra-informação)sobre as necessidades dos kinguios. Um aquário para receber estes peixes deve ser obrigatóriamente bem maior que os usuais, pois necessitam de muito espaço livre, boa filtragem, cascalho maior que a boca deles(assim evita-se que ele "chupe e cuspa" o substrato), plantas como microsorium e anubias. Devem ser preferencialmente os únicos habitantes, no máximo podem compartilhar o espaço com paraotocinclus ou coridoras.


- "Aquários dão azar"

Esta é a preciosidade clássica. Uma verdadeira pérola. Segundo alguns estudiosos do Feng Shui ter aquários significa "roubo de energia" representado pela movimentação da água, mas o contra-ponto é que nesta água existe vida. Se dá azar ter aquários o que será que acontece com lojas que possuem estantes com mais 200 aquários? Não sei...rs

Quem tiver a resposta estou no aguardo...rs.


- "Sal grosso previne doenças"

Outro clássico que tem origem no início dos anos 50, qdo tudo era jurássico e os peixes comprados eram transportados em potes de vidro. Não se conhecia o ciclo do nitrogênio, a filtragem era estranhíssima, as técnicas mais ainda, não se conhecia a fisiologia e necessidades dos peixes, muito menos o que ele comiam. Dá pra imaginar o estado de caos total que assolava os pobres coitados, né.... Só que os tempos mudaram, tudo evoluiu, só que quebrar meias verdades é mais dificil que as mentiras, pois as primeiras possuem pernas mais longas(põe longa nisso...).

Submeter peixes com necessidades específicas qto à qualidade da água a presença de cloreto de sódio equivale a manter seres humanos numa cidade como São Paulo - dá pra viver, mas estariam bem melhores se estivessem na Serra da Mantiqueira. Não é verdade?

O que previne doenças são adoções de medidas profiláticas baratas e simples, como quarentenar os recém-chegados e promover e incrementar o equilíbrio biológico através de filtragem biológica eficaz.

Cuidado com receitas infalíveis! Advogados que nunca perderam uma causa e cavaleiros que nunca cairam do cavalo.....sei não....rs.


- "Guppies(lebistes)são peixes bobos"

Tudo bem que Poecilia reticulata tanto faz se é de vala ou de aquários, mas colocar estes dois peixes no mesmo patamar é equiparar um fusca 62 a um BMW 858i. Enquanto um mantem-se na sua forma original o nosso guppie é fruto de um extenso trabalho genético através de décadas de cruzamentos e mutações. Portanto deve ser tratado como um ser que é muito sensível às condições do meio externo.

Quer guppies maravilhosos? Conceda um ambiente exclusivo para esta jóia viva!


- "Aquários pequenos são mais indicados para os iniciantes"

Muitas vezes a própria consciência de nossas limitações é péssima conselheira. Um iniciante imagina que um aquário deva ser lavado toda semana e certamente vai pensar em como fazer isto.

"Melhor se for pequeno, ai eu levo pro banheiro e lavo tudo no chuveiro durante o banho"....um chiclete mastigado para quem nunca imaginou isso...rs.

Esta lenda certamente surgiu junto com o primeiro peixe morto.

Um excelente tamanho para um iniciante é um aquário de aproximadamente 50 litros, que não é tão pequeno, nem tão grande a ponto de gastar mega-milhares-de-reais em equipamentos ou insumos.


- "Quero um daqueles peixes que comem a merda dos outros peixes"

Super comum nos balcões das lojas de aquários. Quem é, ou foi do ramo sabe disso! Coitados dos cascudos, coridoras, otocinclus. Como se já não bastasse a captura ilegal(às vezes criminosa), são reduzidos a meros comedores de excrementos!

Nos cursos de água onde existe a presença de cascudos ou limpa-vidros é um indicador de que a cadeia trófica ainda está funcionado a contento. Embora seja uma crendice popular de são consumidoras de algas na verdade alimentam-se também de vermes(anelídeos e nematódeos), zooplâncton, e formas larvais de insetos. As coridoras são equipadas de sensores nos barbilhões para "sentir" a comida, que muitas vezes está enterrada no fundo dos rios.

Quer manter estes peixes saudáveis? Seu aquário deverá ter algas no vidro traseiro, ofereça rações próprias e pequenos pedaços de vegetais e legumes antes de apagar as luzes .


- "Apaiaris(oscar)são carnívoros"

Um erro brutal de origem obscura. Na verdade estes peixes são onívoros, isto é, comem de tudo - vegetais, moluscos, crustáceos, insetos aquáticos, frutas, e ocasionalmente peixes. Mesmo assim não podem ser considerados psívoros natos(como os tucunarés e jacundás), pois falta-lhes mobilidade para perseguir suas presas. São na verdade controladores ambientais, predando peixes doentes, feridos, e velhos.

Por isso é importante a variação da dieta com camarões vivos e rações balanceadas.


- "Vc pode pingar esse remédio direto no teu aquário....é tiro e queda! Eu garanto!!"

Esta preciosidade está finalmente naufragando(junto com o sujeito que "garantiu")depois de tanto tempo e tantos estragos em aquários planeta afora. Até em aquariofilia não existem medicamentos inocentes, sempre ocasionam alguma mudança na microbiota("biologia" como querem alguns "especialistas").

O uso de medicamentos em aquariofilia deve obedecer os mesmos procedimentos que em outras especialidades veterinárias. Dosagem, duração do tratamento, diagnóstico correto, avaliação clínica, etc.

Para cada patologia um medicamento específico. Para cada medicamento um procedimento. Se possível em aquário-hospital.


- "Tirei filhotes de neon(Meus neons desovaram e os ovos eclodiram)"

Será uma lenda urbana? Ou serão eventos acidentais? Não é raro relatos de pessoas que alegam terem conseguido a reprodução de neons-cardinais em aquários comuns. Raros na verdade são a confirmação por testemunhas, fotos ou vídeos. Até o chupa-cabra tem registro fotográfico(tosco...mas tem...rs).

Já a mula-sem-cabeça ou saci-pererê nos devem uma aparição no youtube, afinal são personagens quase de "família", tamanha a inocência que cerca suas aparições...rsrs.


- "Meu aquário trincou por causa do olho gordo daquele(a)....FDP!!!"

Antes de começar este comentário preciso me "armar" de alho, crucifixo de prata, estacas de madeira, balas de prata, água benta, sal grosso, figa de guiné, búzios, espada-de-são-jorge....!

As evidências de olho gordo podem ser catastróficas em aquários - vão desde um inocente mato-grosso que boia do nada, até um trincado violento do vidro frontal. Tudo isso do nada. Basta que o(a) infeliz diga: "que aquáriozinho mais liiiindo!!! Queria ter um igualzinho, mas não consigo"!!!!

Lenda urbana ou não, esta semana reencontrei um amigo que perdeu um aquário presumivelmente por conta dessa coisa.

Mas eu não acredito nessa coisa não. Ser supersticioso dá azar!


- "Nunca morreu peixe comigo..."

Das duas uma - ou o cara é Doutorado em ictiologia na Royal Veterinary College ou é o melhor representante dos "zé garganta", que vem a ser a categoria mais representativa da classe dos "171".

Infelizmente a morte de peixes é um fato. Como já dizia um famosíssimo escritor:

"Os sucessos são alardeados, mas os fracassos - silenciados".

Que atire a 1ª pedra quem nunca perdeu aquele "cobiçadíssimo-espécime-que-só-aparece-uma-vez-a-cada-30-anos-no-comércio-e-que-custou-o-limite-do-cartão-de-crédito"???

Mas o pior é ter que esconder a fatura do cartão da "dona polícia", pq uma coisa é pagar caro, a outra é explicar pra ela que não vamos ter dinheiro para aquela "farrinha" básica anual em Saint-Tropez....rsrs.


- "Caro? Não...imagina!!! Foi uma merreca...!!!"

Quem nunca teve que sair com essa desculpa? Principalmente ser for casado....! Agora vou dar uma de mister M e revelar o que acontece por trás dos bastidores do submundo do aquarismo....kakakaka

Diálogo:

Esposa: sabia que vc ia chegar com outro saquinho! Pq vc demora tanto naquela loja?
Marido: Estes aqui são diferentes. São variedades mais raras e encontrei uns amigos que não vejo a muito tempo...
Esposa: e quanto custou esses barrigudinhos?
Marido: ahhhh....estavam em promoção....foi uma "merreca"...."mixaria"....

Senhoras esposas de aquaristas - além deste argumento existem outros, tais como:

O marido antes de chegar em casa ele passa na casa de um amigo(também hobbista)e arma o seguinte esquema: ele deixa o saquinho lá e pede pro amigo ir na casa dele depois de umas 2 horas levando o suposto "presente"....rs

Retira alguns peixes mais vistosos do aquário(vende-os em segredo)e diz que trocou os velhos pelos recém-chegados....rsrs

Agora que entreguei os segredos do submundo....vou sumir por uns tempos até que a poeira abaixe....conheço uns 4 que vão botar minha cabeça a prêmio....rsrsrs.


- "Pode levar moça(o)...esse peixe não morre não...."

Argumento mais usado em feiras e camelôs que em lojas. Quem nunca escutou isso que atire a primeira pedra...rs.

Não se deixe enganar - "para morrer basta estar vivo", dizia um velho ditado popular. Bettas, tricogasters, guppies, barbos, platis costumam ser alvos desta lenda "quase verdadeira", pois são de fato resistentes, mas não ao extremo de serem submetidos a torturas medievais como serem jogados em 500ml de água podre e terem que comer miolo de pão e fubá.

Qual foi crime que eles cometeram para cumprirem penitência na solitária e passarem(literalmente)a pão e água?

Fugindo um pouco do tom leve que tentei imprimir até aqui - condeno veementemente atitudes cruéis e idiotas com seres que são de nossa responsabilidade.

Conhecendo o universo do hobby a mais de 25 anos vejo que a mentalidade geral tem evoluido consideravelmente, em parte pelas campanhas em prol dos que não possuem o dom da fala/raciocínio e pela própria massificação do hábito de ter aquários dentro do lar.

Porém persiste em algumas "cabeças-menos-pensantes" o raciocínio(???)de que são coisas de R$ 1,00, e se morrer basta comprar outro, afinal o "dinheiro é meu e faço dele o que bem entendo"(já escutaram isso né...). Meio difícil argumentar com seres pouco dotados de humanidade, resta-nos orar e pedir a Deus que seus filhos(as)pensem(um dia)de maneira (bem)diferente.


- "Matrizes espetaculares à venda..."

No jargão aquarístico "matriz" quer dizer reprodutor(a), ou seja é o par do qual nascem os filhotes que o criador vende no comércio.

Os que frequentam lojas costumam ver exemplares bem crescidos e bonitos e no vidro do aquário pode-se ler "matriz de acará-disco" por R$ 200,00(exemplo).

Só tem um probleminha: criador nenhum vende seus reprodutores, senão fica sem o ganha-pão. Certo? O que vemos em lojas na verdade são peixes, que apesar do bom estado geral não apresentam mais condições ideais de reprodução(sob a ótica técnica de um criador)por serem velhos demais ou por não gerarem descendência com as características esperadas.

Vc pode até levar para casa, pois serão um ornamento e tanto! Mas não esperem entrar para o rol dos criadores profissionais dessa forma. Quer se tornar um "Criador"(C maiúsculo)? Domine genética e as Leis de Mendel só para começar...rs.

O dito acima vale para guppies, bettas, acarás-disco, kinguios, e outros peixes cultivados em cativeiro.

Não caiam nessa!!!




The End!!!

Um comentário:

Marcela disse...

Oi Saito... vi o link do teu blog la na rede carioca de aquarismo....
gostei bastante dos teus textos!

abs