quarta-feira, 16 de abril de 2008

Estrangeirismos escalafobéticos. Hein.....??????


Durante muitos anos da minha vida tenho frequentado "as rodinhas de conversa" entre amigos, papo vai papo vem, e hoje com o advento da internet tudo se torna um pouco mais distante, porém mais rápido. O primeiro aquarista brasileiro que se tem notícia foi D. Pedro, e já naqueles tempos os nossos peixes eram um "show"!

Estamos em 2008 (sec XXI), e boiando por um desses fóruns que se multiplicam pela net eis que me deparo com o seguinte termo na língua anglo-saxônica: "HELP FILTER". Seria este "help filter" um "filtro auxiliar"? O que leva tantas pessoas a adotarem um linguajar tão pitoresco qto bisonho? "Ciclar" lembra "ciclo", qdo na verdade mais belo seria "maturar". Imagino-me chegado numa loja e ao ser atendido pelo balconista eu tenha que enrolar a língua(Quase dando um nó) e soltar um "I am looking for a external filter for my tropical fish aquarium"!!! OHHHH My GooooD!!!
Believe it or not - estamos caminhando a largos passos para que isto se torne real, pois em minhas remotas lembranças Astronotus ocellatus era "apaiari"(Belíssimo nome tupi-guarani). Um peixe totalmente extinto da nossa fauna aquática tupiniquim - restando-nos apenas "OSCAR".
Chiquérrimo será ter "ANGEL FISH" e pedir sashimi de "BRAZILIAN BLACK BASS"(Para quem não sabe, o tucunaré). UIA!!!!

Bom - pelo menos o orkut pode ser utilizado em português! rs.

E vejo uma escalada interessante na ostensividade com que alguns indivíduos se utilizam do inglês para se espressarem, em detrimento do prórpio idoma. Será canal por assinatura demais? Incontáveis horas batucando em teclados? Ou tudo não passa de uma "teoria da conspiração"? Estaria Elvis vivo? O peixe que sumiu na verdade foi abduzido? Não sei! Só sei que "eritrostigma" é "glowlight" e "megalopterus é phantom".

Tenhu medo de que um dia eu não consiga mais comprar e/ou vender peixes; a não ser que seja da divisa do Rio Grande pra cima.

Help! I need a translator! Now!!!!!

Nenhum comentário: