quarta-feira, 16 de abril de 2008

Entendendo o rótulo


Qdo compramos uma ração de uso animal veremos na embalagem uma tabela com coisas estranhas e valores esquisitos, que na maioria das vezes não sabemos para que serve. Acontece com a ração que damos aos nossos moradores aquáticos. Para uma pessoa leiga em nutrição é impossível saber o que é "extrato etéreo", "máx" e "mín", etc.
Para um melhor entendimento do que está escrito no rótulo colocarei aqui em breves palavras o que significa cada uma daquelas "coisas" e o pq dela estar lá.

1 - Proteína bruta : Como o nome diz é a quantidade de proteínas totais na formulação, mas não necessariamente aquilo que o peixe vai absorver. As proteínas são constituidas pelos compostos nitrogenados do alimento e servem para a formação dos tecidos ou a reconstrução destes. Na ração de peixes são utilizados elementos macro de valor biológico elevado como farinha de carne, farinha de peixe, farelo de soja tostado, dentre outros mais nobres.

2 - Extrato etéreo : São mais conhecidos como as "gorduras" de uma ração. Têm a mesma função dos carboidratos, ou seja fornecer energia para todas as atividades metabólicas dos organismos que a consomem. Também são veiculos para o transporte de várias vitaminas para dentro das células. Estão presentes em vários componentes tais como: milho, farinhas de peixe, carne, farelos. Sempre estarão associados a algum anti-oxidante pela facilidade de deterioração.

3 - Matéria fibrosa : Constitui um elemento importante para alguns gêneros de peixes como os ciclídeos africanos(Pseudotropheus, Julidochromis). Fibra é a parte lenhosa dos vegetais. Qdo um fabricante se utiliza de alguns componentes macro já conhece de antemão o teor de fibras presente. Estão presentes no milho farelo de soja tostado.

4 - Matéria mineral : De uma forma geral todas as rações já possuem os minerais dentro de sua formulação, sendo necessário apenas um acréscimo de cálcio, fósforo, e cloreto de sódio. Embora presente em pequenas quantidades é de fundamental importânica para o funcionamento de qualquer organismo vivo.

Em teoria é possível formular uma ração com mais de 80% de proteína bruta. Mas como o nome diz é a quantidade total de proteínas, não é aquela que algum organismo consegue metabolizar, ou seja, transformar em matéria nobre(massa muscular). Cada espécie animal e em todas as suas variantes de evolução possui necessidades específicas de nutrição. Ex: alevinos de tucunaré - carnívoro de água doce tropical. Pedem uma ração com um nível mínimo de proteína bruta de 42~45%, proveniente de origem animal(farinha de carne, farinha de peixe). Trocando em míudos - o que vale mesmo é o EQUILÍBRIO/BALANCEAMENTO na formulação, além da utilização de matéria-prima nobre, aliado ao uso de um premix* TOP de linha.

* PREMIX = Complexo vitamínico-mineral responsável pelos micro-nutrientes de uma formulação. É nela que estão acrescidas as vitaminas e oligo-elementos.


COMPOSIÇÃO E MATÉRIA-PRIMA

MILHO - O milho e seus derivados compõem a maior parte de todas as formulações nacionais para peixes. Isto deve-se pela excelente qualidade de nutrientes digestíveis presente neste cereal, que ainda é fonte de caroteno e xantofilas.

SOJA(FARELO TOSTADO) - A melhor fonte de proteína disponível no Brasil pela sua disponibilidade, balanceamento de aminoácidos, facilidade de manuseio. Todos os fabricantes não dispensam seu uso, e entra em até 40% na formulação das rações.

FARINHA DE PEIXE E DERIVADOS - É, certamente a melhor fonte de proteína que se conhece para a formulação de ração para peixes. É rica em vários aminoácidos, vit B12, e a literatura especializada indica a presença de "fatores desconhecidos de crescimento", sobre os quais ainda não existe um domínio completo. Têm em torno de 60%~65% de proteína bruta. É este componente que determina aquele cheiro que sentimos qdo abrimos um pote novinho de ração.

ALGAS MARINHAS - São considerados verdadeiros potencializadores biológicos ao serem inseridos em qualquer formulação destinada a nutrição de peixes. Melhoram vários parâmetros tais como digestibilidade, palatabilidade, etc. Algumas espécies de peixes são particularmente beneficiadas pela ingestão de algas marinhas: ciclídeos e poecilídeos estão dentre os que mais sentem diferença.


Proteína bruta - 35%(Mín)
Extrato etéreo - 6%(Mín)
Matéria fibrosa - 5%(Máx)
Matéria mineral - 10%(Máx)

Numa formulação hipotética como está descrita acima indica que contém um nível mínimo de 35% de PB, Mínimo de 6% de ET, nível máximo de MF de 5%, nível máximo de 10% de MM.

Lembrando que a nutrição de animais é um assunto extremamente complexo, e que na verdade esta postagem servirá para que um leigo tenha um melhor entendimento na hora de comparar as alcons, tetras, seras, poytaras, vitormônio da vida.
Espero ter auxiliado vc naquela hora de escolher qual potinho levar para seus peixinhos!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal essa matéria. Precisava saber o que era considerado gordura na descrição da embalagem e essa descrição detalhada me ajudou bastante. Valeu!Recomendo.