domingo, 15 de novembro de 2009

Testando NITROBIO em 1ª mão - Parte 2 - Conservação e durabilidade


Desde as primeiras impressões e resultados obtidos com NITROBIO no mês de março/abril, retorno com a penúltima fase de testes (de caráter exclusivamente particular e não subvencionado ou homologado pelo fabricante, fique claro): a conservação e durabilidade.

Propositadamente não utilizei dois frascos e mantive-os em ambiente escuro, porém sob temperatura ambiente, que fica entre a mínima de 15°c no inverno e até 36°c no auge do verão carioca. Não sofreram agitação, nem compartilharam a atmosfera com produtos de limpeza, cosméticos ou de cozinha - ou seja, ficaram isolados dos ambientes que normalmente servem de depósitos para fins domésticos.
A intenção foi verificar a viabilidade das bactérias mesmo após a validade expirar, que no caso foi em agosto deste ano (Data de fabricação: 25 de março/2009, Validade: agosto/2009) como a foto pode atestar.
Decorridos 4 meses com a validade expirada conduzi a seguinte experiência: 

1 - No aquário dos tucunarés, que agora não tem mais 12 exemplares, mas 4 apenas pelo simple fato que estes peixes crescem absurdamente rápidos e o ambiente já não comportavam tantos sem que houvesse forte estresse territorial, razão pelo qual coloquei o excedente a venda. Os remanescentes estão com tamanho médio de 16cm a 18cm com tônus muscular notável e começando a adquirir as típicas manchas barradas/pintadas. Estão muito lindos e vorazes. Neste aquário deixei que os níveis de amônia atingissem os 4ppm, feito isto apliquei a dosagem recomendada e tornei a medir a amônia 24 hrs depois e já tinha caído para 0,5ppm sob forte aeração por bombinha de ar simples. Uma segunda aplicação 24 hrs depois baixou de 0,5ppm para 0,0 ppm. Este valor manteve-se estável por 4 dias e a partir do 5° dia voltou a subir para 0,5ppm (Lembrando que este aquário não possui sistema de filtragem ou circulação, somente uma pedra porosa ligada a uma bombinha simples).


Constatação empírica: embora marcado como válido por somente seis meses NITROBIO comportou-se muito bem, executando a degradação da amônia sem diferenças visíveis dos testes iniciais.

Excelentes resultados. Ponto para a indústria nacional.


Nenhum comentário: