domingo, 13 de setembro de 2009

Laboratório IST/FAETEC - Paracambi (Rj)




Atual fase do laboratório IST/FAETEC dotado de microscópio eletrônico e outros mimos científicos.






Atual fase (experimental) do laboratório de ciências aquáticas IST/FAETEC. Em breve será transformado em referência regional com apoio da ONG 5º Elemento.









Bióloga (especialização em botânica) conduzindo aula. Não me perguntem a técnica....rsrs.









Os cortes das folhas sendo visualizados no microscópio. Fiquei muito curioso, até dei uma olhadinha....









Aqui, as macrófitas aquaticas (como os biólogos chamam) que foram estudadas.



3 comentários:

Daniela Lima disse...

As macrófitas aquáticas ... como os biólogos chamam... huaauhuaha... parece que somos seres de outro mundo com dialeto próprio...huahuha... achei bem interessante, embora botânica não seja a minha, principalmente pq botânicos nunca se acertam com a taxonomia, mudam organismos de reino, uma confusão só, ainda não consegui me atualizar!!! rsss

Mazinho, o André Luis disse...

Oh!!!! Ola o preconceito contra os botânicos gente. Realmente nós os botânicos as vezes temos uns problemas com a taxonomia.
Na verdade, a coisa é que bicho é sempre mais fácil de botar nome, tem sempre a mesma cara, alias tem cara.

Postei pra fazer uma observação na foto: Esse microscópio não é eletrônico não. Um microscópio eletrônico é um trambolho bem maior que isso (entenda maior também como absurdamente mais caro). Esse é um belo microscópio óptico, mas com câmera de vídeo e outros brinquedinhos tecnológicos. :P

Yoshiharu Saito disse...

Narrando uma vivência: uma das experiências era a visualização no microscópio da fotossíntese e para isto as pesquisadoras colocaram um monte de elodéas numa bacia e colocaram uma lâmpada incandescente para (na mente delas) estimular o processo e facilitar a visualização. Só que plantas aquáticas reagem muito mal a este espectro luminoso. Foi qdo perguntei se poderia mudar a lâmpada por outra (por um acaso havia uma compacta branca fria de 20w na sala), como não entenderam nada pedi que apenas observassem as elodéas antes e depois da troca. Feito a troca e após poucos minutos de exposição a 20w/6.400k, todo mundo ficou surpreso com a diferença. Tem horas que aquariofilista leva uma vantagem.....huashuashuas. Por isso estamos transferindo tecnologia em forma de conhecimento ao laboratório. Poder compartilhar com a humanidade um pouco do que sabemos altera alguns modelos culturais de nossa sociedade.