domingo, 17 de agosto de 2008

Visitando um riacho de Mata Atlântica 17 de agosto de 2008




Transição entre a água castanho-chá para transparente cristalina. Interesante!!!!


O que lhes parece este lugar? Nada né....rs Para mim é um biótopo de killifishes. Não divulgo, não revelo local.



Mini jardim criado pelas mãos da natureza. Eleocharis eu reconheço, mas e a outra que está ramificada na mesma moita?


Início de caminhada pelo leito do riacho. Água muito gelada e pedras....muitas pedras!!!!



Impressionante qualidade de água garantida pela manutenção da cobertura vegetal denominada de "sub-montana - obrófila densa". É aqui que recarrego minha mochila de hidratação com água mineral. Um luxo para poucos.


Posando para a lente do fotógrafo uma testemunha de um passado de atividades vulcânicas no maciço do Tinguá - não são os dois não....rsrs. É a pedra de coloração negra. De perto é possível notar as marcas circulares do momento em que foi expelida na forma incandescente do vulcão.


A medida que vamos avançando em direção a mata fechada também aumentam o tamanho das árvores. Esta pode ser considerada uma "anã" dentre as gigantes locais.


Bacia formada pela junção de várias nascentes. Água de 1ª e com custo zero.


A foto dá uma perspectiva errada da tranparência e da quantidade de peixes que habitam o "poço". A sensação qdo mergulhamos é de que estamos num imenso lago de chopp de tão gelada que é....rsrs.



Junte 85 quilos + pedras + água + 4 kms + guia sádico = tênis indo pro lixo.


Aquário natural com um belíssimo cardume de mocinhas(Caracidium).


Mais um biótopo anual de Leptolebias. O interessante deste biótopo é sua quantidade de ferro e a vegetação palustre na época das cheias. Também não divulgo ou revelo a localização, a não ser que me apresente documento do órgão oficial autorizando coleta, assine ter conhecimento de toda legislação do CAT-SISBIO e também leia, compreenda, concorde com 12 artigos do conselho gestor responsável pela área. Não se iluda - a maioria das pessoas não atende sequer a 2 artigos, que de lá 12!!! Mas se vc ler o texto vai ver que não existe nada demais. O problema é que o "povo" está costumado com o "mole"...sacou....!!!!

Um dos artigos restritivos de posse: "não é permitido coleta de organismos vivos para posterior conservação em formol ou quaisquer solução química que venha a provocar óbito".

Querem outra? "o solicitante deverá provar (perante comissão técnica) possuir tecnologia e conhecimento para conduzir pesquisas, e que estas não produzam morte, sofrimento, dor ou desconforto.

Mais: "ao términio das pesquisas os organismos e seus descendetes deverão ser reintroduzidos no exato local da coleta, verificado estado de saúde geral e específico".

Parece fácil? E é....! Mas 95% de todos os solicitantes não possuem requisitos básicos em conhecimento, tecnologia ou ética. Triste.....


Cenário raro principalmente se levarmos em conta a proximidade de um grande centro urbano a menos de 6 kms.

2 comentários:

Anônimo disse...

O lugar é realmente maravilhoso, mas na última foto aparecem duas espécies que eu não reconheço. poderia catalogar? (risos). Estão de parabéns!

Anônimo disse...

POR FAVOR MOSTRE AO MUNDO QUE JA EXISTE QUEM COMBATA CARAMUJO GIGANTE AFRICANO CADE AS ONGS BRASILEIRAS E O POVO SOFRENDO POR ESTAS PRAGS INVADINDO CASAS E TERRENOS COLOCANDO EM RISCO A SAUDE HUMANA POPULAÇAO POR FAVOR COBRE AS ONGS O NOME DESTE MITO QUE ERRADICA A PRGA COM PRODUTO NATURAL CHAMASE JOSE PONTES QUAL PODE VER NO ORKUT[JOSE PONTES REGISTRO] PESQUISADOR.JOSE.DE.PONTES@HOTMAIL.COM] CELULAR DDXX48-96342847] ESTE E O UNICO DO MUNDO QUAL TEM O PODER DE ERRADICAR