segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Na contra-mão dos medicamentos "de grife"

*Como tranquilizante leve(possui eficácia tão poderosa qto mortal). Use por sua conta e risco.


É interessante como o mercado consumidor pode ser influenciado por um frasco bonito e de origem estrangeira. Quem viveu eras passadas qdo medicamentos para peixes eram raridades aprendeu a se virar com as armas que existiam. Definitivamente não postarei absolutamente nada no estilo "use x gotas para x litros para tratar x doença" - não....a proposta não é essa, e sim mostrar que com alguns princípios ativos muito baratos podemos tratar quase 99% das doenças em peixes.




Por exemplo: existe atualmente uma linha de vermífugos para peixes que vem sendo alardeado como as grandes conquistas por uma boa quantidade de hobbistas, notoriamente os aficcionaos pelos acarás-disco. O interessante é que os princípios ativos são os mesmos que usualmente frequentam a composição de muitos equivalentes para uso pet. É só pegar a bula e ler.



Um grande clássico entre nós certamente são os antibióticos, que são os medicamentos MAIS mal utilizados em toda história da humanidade. Duvida? Vc sabia que qualquer antibiótico possui uma coisa denominada "farmacodinâmica"? E "concentração inibitória mínima", sabia? Já vi muita gente recomendando "x" antibiótico sem conhecer o agente patológico. Será que um tratamento baseado em "achômetro" dá certo?

Pense....



Um clássico que foi muito erroneamente jogado no esquecimento pelas novas gerações é o permanganato de potássio. Um potentíssimo esterilizante com ação comprovada em protozoários, bactérias, fungos, nematódeos, que faz deste sal minha escolha primordial qdo adiquiro peixes. Além de tudo é bem tolerado e de baixa toxidez nas dosagens usuais.

Abaixo trago outro medicamento esquecido: o violeta de genciano. Um fungistático de largo espectro muito efetivo contra candida e saprolegnia. Age rápido e nas dosagens normais inibe em menos de 4 dias fungos epiteliais em peixes e outros organismos de sangue frio.

Nenhum comentário: