quinta-feira, 19 de junho de 2008

"Aceleradores de biologia". Ou como falar besteirol....


O que é biologia? Bio = vida, e logia = estudo. Então pq 100% dos aqua-internautas referem-se aos incentivadores bacterianos como "aceleradores de biologia"? Será um meio de fazer com que o estudo da biologia ande mais rápido? Vejamos alguns exemplo de preciosidades colhidas na net:


"Coloque no ínício da "ciclagem"(outra escalafobetice)um acelerador de biologia que vai ajudar a eliminar amônia", ou...
"Se vc usar "x" produto vai matar toda biologia do seu aquário", ou....
"A biologia do aquário só se forma depois de 30 dias"....


Pelos exemplos acima dá pra notar que muita gente fala as coisas sem no entanto ter consciência do conteúdo e do significado....rsrs.


Já analisado o besteirol em que os aqua-internautas estão mergulhados vamos a página seguinte que é conhecer os incentivadores propriamente ditos.


Atualmente existem pelo menos 8 marcas diferentes que prometem conter as tais bactérias nitrificantes que dão início ao ciclo do nitrogênio e equilibrar um aquário com menos trabalho e de forma mais rápída. O problema é: como saber se realmente o frasco contém as bactérias? Não tem como saber!!!! Por isso que muitas pessoas relatam fracassos em estabilizar suas colônias decompositoras. O único jeito ainda é o método do acerto e fracasso, também ajuda muito o relato de amigos, além dos obrigatórios testes de amônia, nitrito e (se puder) nitrato. Estes condicionadores são o maior avanço biológico desde a descoberta da penicilina(salvado as devidas proporções), pois pode-se tranquilamente serem utilizados como antagonistas de muitos organismos de potencial patogênico como bactérias anaeróbicas e alguns protozoários.
A foto que ilustra esta postagem é meramente ilustrativa e não representa preferência ou qualidade superior. Apenas eram os disponíveis na ocasião em que fui numa loja aqui do centro do Rio de Janeiro.



Um comentário:

Carlos Reynaud disse...

Na boa, como saber se as bactérias estão lá? Cara, é só confiando na marca mesmo.

Você compra substrato da mBreda, que tem tudo aquilo que eles dizem que tem na caixa. Como saber se tá lá?! Acredito que esteja, mas nao vou mandar para um laboratório para testar. Simplesmente sei que a marca é boa e pode comprar que não tem erro.

Eu indico o da Sera. Nitrivec. Testado e aprovado. Mas eu sempre deixo o aquario por 1 semana. Então o Nitrivec e algum peixe ou alguns poucos depende do tamanho e da quantidade de mer** que produzem. (as bactérias se tiverem o que comer se reproduzem mais rápido).