terça-feira, 24 de junho de 2008

Qual o valor de um teste - 1 ?


Qdo montamos nosso primeiro aquário é natural que em nossas mentes fique o mais parecido possível com o fundo do mar ou na melhor das hipóteses parecido com o do vizinho, tio, sobrinho, cunhado. Não é mesmo? Que atire a 1ª pedra quem nunca começou assim....rs. Um quadrado de vidro cheio de água com algumas pedrinhas coloridas e muitos, mas muitos peixes cheios de vida e super-coloridos, além de impressionantes plantas que mais se parecem com algas. Assim tem sido sistematicamente ao longo de muitos anos e continuará sendo, se não fossem as horripilantes "mortes misteriosas" que levam para o vaso sanitário um a um dos peixes até que sobrem heroicamente uns 2 ou 3 sobreviventes de uma ecatombe anunciada.

Compramos nosso 1º aquário quase sempre em lojas de animais - animais de todo tipo, entre hamster, periquito, gatos, cães, gerbil, etc. Como poderia um simples estabelecimento genérico oferecer tantas informações sobre hobby que é quase ciência?

A medida que nossas frustrações diminuem e dão lugar a ininterruptas procuras por algo melhor para nós e nossos aquários começamos a compreender que, por mais que o volume de água seja imenso(como um aquário de 3.000 litros), este sempre será mínimo perante o que a natureza põe diante de nossos olhos. Rios, lagos e cachoeiras por exemplo são ambientes onde existe um profundo equilíbrio entre seres microscópicos, peixes, crustáceos e moluscos, além de larvas de insetos e vermes variados.

Como então proporcionar aos nossos peixes condições tais que se assemelhem ao seu ambiente natural? Uma das condições básicas é entender uma certa lei que diz: "na natureza nada se cria, nada se perde. Tudo se transforma", de um tal de Lavoisier. Sendo assim vejamos: peixes defecam e urinam(sim!!!! peixes urinam....sabia?), plantas apodrecem e brotam, colocamos comida, e para onde tudo isso vai? Engana-se que pensa que um "super high-tech filtro" resolve tudo! Este é o maior dos enganos na aquariofilia. Filtro nenhum tira tudo de ruim e podre do aquário. Diria que a imensa maioria dos filtros apenas muda a sujeira de lugar - tira de dentro do aquário para reter tudo em seu interior....rs.

Vcs sabiam que toda vez que uma sonda espacial aterrisa em algum planeta(Marte)a 1ª coisa que procuram é amônia e amônio? Sabem pq? Pq sem estes dois compostos químicos é impossível a existência de vida como a concebemos. Paradoxalmente são estes dois compostos que matam de forma silenciosa e misteriosa os peixes dos iniciantes(até mesmo dos veteranos).

Como aparecem? É do nada? Por obra do capeta?

Explico: lembram-se que peixes defecam e urinam? Pois é.....rs. É dai que vem estes compostos nitrogenados!!! Qto mais peixes mais amônia, mais amônia mais mortes e assim por diante, numa bola de neve crescente.
E como frear essa bola de neve? Bom isto é um assunto mais complexo e por enquanto vou lhes apresentar o 1º teste que um candidato a hobbista deve ter na gaveta: o teste de amônia. Existem várias marcas entre nacionais e estrangeiras e todas elas cumprem o papel que lhes cabe.
Diria até com uma pontinha de radicalismo(light...please....rs)que só é candidato a aquariofilista quem já tem seu teste de amônia. Um claro sinal de quem não está nem um pouco afim de voltar atrás....

Vc voltaria atrás ou passaria para a próxima fase? Então pegue mais vidas e créditos e vamos lá....Hasta La vista...baby....

I'll be back......

Nenhum comentário: