segunda-feira, 23 de junho de 2008

E então deu-se a luz...!


Um assunto que ainda gera muitas dúvidas e muitos erros - a iluminação certa em aquários.

Afinal, qual é a melhor lâmpada? Tubo fluorescente? HQI? Nacional ou importada? Forte ou fraca? Branca, rosa ou amarela? A resposta que tenho a vc meu amigo é a seguinte: me diga o que vc quer de seu aquário que te digo qual é sua lâmpada. Muita gente, mas muita gente mesmo parece que começa a montar um aquário pela lâmpada....rs. Loucura mas é verdade! Assim como existem os que começam a montar comprando os peixes....rs.
Também existem os espertinhos que ficam boiando nos fóruns e pescam "dicas" como a "regra" do um watt/litro. Ai aplicam-na indistintamente em aquários dos mais diversos formatos, claro que o resultado não poderia ser diferente....é fracasso na certa.

Costumo exemplificar as aplicações segundo as intenções do hobbista:

- O aquário generalista ou comunitário: neste caso uma iluminação simples que privilegie as cores, sem que haja iluminação em excesso. Ex: se o aquário tem 60x40x30(130l) é possível iluminá-lo muito bem com apenas duas lâmpadas fluorescentes de 20w ou 4 lâmpadas compactas de 11w/6400k(Branca fria)

- O aquário de ciclídeos africanos: Um caso específico que requer uma boa iluminação tanto em quantidade, como em qualidade. No aquário do exemplo acima (130l) seriam necessários duas HQI de 70w/5000k, ou 4 fluorescentes de 20w + 4 fluorescentes compactas de 20w/6.400k(branca fria).

- Aquário plantado: Sinceramente esta temática é de longe a mais complexa de todas pelas variantes envolvidas. Senão vejamos: o número de plantas, plantas rasteiras, plantas altas, plantas de penumbra, etc. Para cada planta ou grupo de plantas é preciso escolher a iluminação correta. Na maioria dos casos é possível aplicar a recomendação de 1w/litro, embora o termo "watt" signifique consumo de energia o correto seria um cálculo em lúmens ou graus kelvin, mas ai seria tornar o complicado em incompreensível para um pobre mortal.

A seguir cenas dos próximos capítulos....não percammm!!!

3 comentários:

Unknown disse...

Quero saber mas sobre kelvin em aquarios plantados ex: um aqua de 70x40x40...
Fala ai prof sobre lampadas e seus valores kelvin para plantas carpete.
Abraço

Yoshiharu Saito disse...

Em breve estarei postando mais detalhes sobre iluminação. Aguarde. Ok.

Unknown disse...

So para falar pro senhor que um aquario de 60x40x30 da 72L e nao 130L! complicado hem...