domingo, 5 de julho de 2009

Interessante evolução de um aquário.

Depois de tomar coragem suficiente para desmontar minha montagem inicial resolvi que iria sair um pouco da temática "nature aquarium" e voltar para o conceito de "optimale aquarium" ou aquário holandês, pois foi com este conceito que dei meus primeiros passos em aquapaisagismo. Como vcs podem ver usei poucas variedades para compor a montagem: Hemianthus micranthemoides, Lysimachia nummularia, Lobelia cardinalis anã, Blixa japonica, Ninphea rubra, Cryptocorine cordata.


Aqui já é visível o crescimento das mudas demonstrando que o substrato simples de húmus de minhoca tem uma durabilidade muito maior que o imaginário popular prega via internet. Este substrato já passa dos 2 anos e sempre suportando uma vegetação densa (antes deu conta de um carpete de glossostigmas) e nunca me deu dor de cabeça e muito menos "explosão de algas", e também nunca vazou para o meio líquido.


Nesta fase de vegetação muito mais compacta e de alta demanda por nutrientes é que começo a adicionar fertilizantes comerciais. São: fórmula NPK 8-9-9 biofértil e microelementos aquafauna. A dosagem que optei foram 10 gotas do primeiro e 40 gotas do segundo. Logicamente com suplementação de gás carbônico em 1 bolha/2 segundos.


Entre cada foto transcorreram aproximadamente 30 dias e atualmente (05 de julho de 2009) está com este visual, já pedindo uma poda bem radical para deixar a paisagem mais compacta e sem o ar bagunçado que toma conta da parte dianteira e as duas laterais. Talvez deixe tudo crescer mais um bocado, pois pretendo utilizar as mudas em outra montagem num aquário bem maior que este aqui.

Muita gente pede o tal "set up" do aquário, que transcrevo:

- Aquário 40x40x40. Cortado e colado em casa mesmo. Custo foi de 22 reais, incluso um tubo de silicone flexite.
- Fauna: optei pelos caracídeos - Hyphessobrycon flammeus ou engraçadinho e são um cardume de 22 indivíduos.
- Substrato de húmus de minhoca tratado. A marca que usei foi "pé de serra", que se mostrou muito pura. Usei uma camada de apenas 01 cm.
- Substrato de areia de piscina. Usei 5 cm de camada.
- Aquecedor boyu 50w.
- Termômetro digital Minipa.
- Iluminação: usei duas lâmpadas compactas de 6.500k/15w.
- Filtro externo millenium 1000. Tem vazão de 360 litros por hora. Detalhe: em mais de 10 anos de uso só troquei o refil 2 vezes.
- Uso regularmente o concentrado biológico NITROBIO (Veja postagem referente + testes), na dosagem de 1 gota para 3 litros de água, que me garante alta degradação de amônia e nitritos.
- Não uso aquasafe. Uso anti-cloro.
- O pH oscila entre 6,5 e 7,0 de acordo com a demanda de gás carbônico.
- GH fica cravado em 3, já que uso cloreto de cálcio x magnésio x potássio e bicarbonato de cálcio.
- Nível de nitrato fica sempre entre 2ppm e 3ppm.
- Fostatos totais sempre entre 1,0 e 2,5.

.

3 comentários:

Dj Piu disse...

Grande Yoshiharu,
Boa Noite!
Observando seu trabalho neste aquario e dentro do Orkut em seus comentários venho buscar uma direção, creio eu correta, para montar meu aquário 140 cm comp. 30 cm larg. 60 cm altura. Antes eu tinha as placas com um filtro esterno duplo com vazão de 1200/lh e duas bombas sub que eu alternava. iluminação de 10000k, e plantas artificiais, com um par 4 tipos de lolidora, por mais de um ano e meio até que meu aquario quebrou. hoje estou com ele novo mas tentando fazê-lo plantado e com discos. ja tenho a laterita e a areia de rio com alguns troncos e plantas encomendadas. mas acho que falta alguma coisa. vc pode me ajudar

Daniela Lima disse...

Eu achei bonito sem a poda!!rsss
Acho que dá para ter um aquário sem peixes... só de plantas!!

Yoshiharu Saito disse...

Olá meu nobre: envie um e-mail para aquariofiliaparatodos@gmail.com