terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Aquário público: Pq de sua existência e manutenção?

Como vcs podem notar o texto faz menção ao aquário público de Aparecida (SP), localizado dentro do santuário de N. S. de Aparecida (Área anexa). O valor pago é 3 reais/adulto e 2 reais/criança, sendo que até os 7 anos é entrada franca.


Igualzinho um cinema...rs


O que levanto aqui é a validade (ou não) de uma atração cujo valor investido na fase de projeto e implementação é altíssimo, assim como a manutenção e não é cobrando r$ 3,00 (que sejam r$ 30,00 não importa) que existirá retorno de tudo que foi posto até a data da inauguração.


O simples apelo de atração visual não justifica tal empreendimento se forem a ele atreladas outros atrativos ou utilidades. Tudo bem que durante minha visita o local estava bem cheio e movimentado, mas e os dias em que o público pagante escasseia?


Vejo como primordiais atividades extra-visitação tais como estágios supervisionados, desenvolvimento de tecnologias, pesquisas e estudos acadêmicos, etc.


Notem o amplo salão de um setor. Merece este aquário público um comentário: foi muito bem elaborado no projeto com locais bem estudados para compor o cenário geral, mas chamou-me atenção qto ao aspecto específico dos aquários e dos peixes: preocupou-me demais a absoluta falta de decoração (layout) e um misto de desleixo + desconhecimento com a maioria dos peixes. Explico: notei ferimentos, intoxicações (peixe-leão), mutilações, peixes obesos, incompatibilidades biológicas, aquários mal-montados (excesso de enfeites de plásticos!!!!), etc. Ao conhecedor mais experiente fica óbivio que os cuidados não estão sendo conduzidos por alguém do ramo e sim por um gestor alienígena. Uma pena mesmo....


O tanque do tubarão é de longe o que mais atrai visitantes e por isso mesmo o mais cuidado, mesmo assim é como botar um kinguio numa jarra de suco.


Que aperto meu amigo!!!!


Outra atração legal é o aquário multi-face bem parecido com o que existia no barra shopping onde convivem mega-jumbos como tambaqui, surubim e um imenso cardume de lambaris.


Setor oposto ao da entrada.


Como mencionei anteriormente um aquário público é um bom local para a prática da educação ambiental já que a interação é forte e abre horizontes para muitas discussões.


O que faz uma área de recreação infantil dentro do aquário público? Resposta abaixo...


Preciso explicar?



.

Um comentário:

Daniela Lima disse...

como já falei, fui no aquário de Natal, horrível, mal cuidado, tinha até macaco prego??!!!.
Mal monitorado, água verde!!! boom de algas!!! escuro demais...Acho que eles montam e largam tudo lá a deus dará sem manutenção!!!