terça-feira, 24 de junho de 2008

Qual o valor de um teste - 1 ?


Qdo montamos nosso primeiro aquário é natural que em nossas mentes fique o mais parecido possível com o fundo do mar ou na melhor das hipóteses parecido com o do vizinho, tio, sobrinho, cunhado. Não é mesmo? Que atire a 1ª pedra quem nunca começou assim....rs. Um quadrado de vidro cheio de água com algumas pedrinhas coloridas e muitos, mas muitos peixes cheios de vida e super-coloridos, além de impressionantes plantas que mais se parecem com algas. Assim tem sido sistematicamente ao longo de muitos anos e continuará sendo, se não fossem as horripilantes "mortes misteriosas" que levam para o vaso sanitário um a um dos peixes até que sobrem heroicamente uns 2 ou 3 sobreviventes de uma ecatombe anunciada.

Compramos nosso 1º aquário quase sempre em lojas de animais - animais de todo tipo, entre hamster, periquito, gatos, cães, gerbil, etc. Como poderia um simples estabelecimento genérico oferecer tantas informações sobre hobby que é quase ciência?

A medida que nossas frustrações diminuem e dão lugar a ininterruptas procuras por algo melhor para nós e nossos aquários começamos a compreender que, por mais que o volume de água seja imenso(como um aquário de 3.000 litros), este sempre será mínimo perante o que a natureza põe diante de nossos olhos. Rios, lagos e cachoeiras por exemplo são ambientes onde existe um profundo equilíbrio entre seres microscópicos, peixes, crustáceos e moluscos, além de larvas de insetos e vermes variados.

Como então proporcionar aos nossos peixes condições tais que se assemelhem ao seu ambiente natural? Uma das condições básicas é entender uma certa lei que diz: "na natureza nada se cria, nada se perde. Tudo se transforma", de um tal de Lavoisier. Sendo assim vejamos: peixes defecam e urinam(sim!!!! peixes urinam....sabia?), plantas apodrecem e brotam, colocamos comida, e para onde tudo isso vai? Engana-se que pensa que um "super high-tech filtro" resolve tudo! Este é o maior dos enganos na aquariofilia. Filtro nenhum tira tudo de ruim e podre do aquário. Diria que a imensa maioria dos filtros apenas muda a sujeira de lugar - tira de dentro do aquário para reter tudo em seu interior....rs.

Vcs sabiam que toda vez que uma sonda espacial aterrisa em algum planeta(Marte)a 1ª coisa que procuram é amônia e amônio? Sabem pq? Pq sem estes dois compostos químicos é impossível a existência de vida como a concebemos. Paradoxalmente são estes dois compostos que matam de forma silenciosa e misteriosa os peixes dos iniciantes(até mesmo dos veteranos).

Como aparecem? É do nada? Por obra do capeta?

Explico: lembram-se que peixes defecam e urinam? Pois é.....rs. É dai que vem estes compostos nitrogenados!!! Qto mais peixes mais amônia, mais amônia mais mortes e assim por diante, numa bola de neve crescente.
E como frear essa bola de neve? Bom isto é um assunto mais complexo e por enquanto vou lhes apresentar o 1º teste que um candidato a hobbista deve ter na gaveta: o teste de amônia. Existem várias marcas entre nacionais e estrangeiras e todas elas cumprem o papel que lhes cabe.
Diria até com uma pontinha de radicalismo(light...please....rs)que só é candidato a aquariofilista quem já tem seu teste de amônia. Um claro sinal de quem não está nem um pouco afim de voltar atrás....

Vc voltaria atrás ou passaria para a próxima fase? Então pegue mais vidas e créditos e vamos lá....Hasta La vista...baby....

I'll be back......

segunda-feira, 23 de junho de 2008

E então deu-se a luz...!


Um assunto que ainda gera muitas dúvidas e muitos erros - a iluminação certa em aquários.

Afinal, qual é a melhor lâmpada? Tubo fluorescente? HQI? Nacional ou importada? Forte ou fraca? Branca, rosa ou amarela? A resposta que tenho a vc meu amigo é a seguinte: me diga o que vc quer de seu aquário que te digo qual é sua lâmpada. Muita gente, mas muita gente mesmo parece que começa a montar um aquário pela lâmpada....rs. Loucura mas é verdade! Assim como existem os que começam a montar comprando os peixes....rs.
Também existem os espertinhos que ficam boiando nos fóruns e pescam "dicas" como a "regra" do um watt/litro. Ai aplicam-na indistintamente em aquários dos mais diversos formatos, claro que o resultado não poderia ser diferente....é fracasso na certa.

Costumo exemplificar as aplicações segundo as intenções do hobbista:

- O aquário generalista ou comunitário: neste caso uma iluminação simples que privilegie as cores, sem que haja iluminação em excesso. Ex: se o aquário tem 60x40x30(130l) é possível iluminá-lo muito bem com apenas duas lâmpadas fluorescentes de 20w ou 4 lâmpadas compactas de 11w/6400k(Branca fria)

- O aquário de ciclídeos africanos: Um caso específico que requer uma boa iluminação tanto em quantidade, como em qualidade. No aquário do exemplo acima (130l) seriam necessários duas HQI de 70w/5000k, ou 4 fluorescentes de 20w + 4 fluorescentes compactas de 20w/6.400k(branca fria).

- Aquário plantado: Sinceramente esta temática é de longe a mais complexa de todas pelas variantes envolvidas. Senão vejamos: o número de plantas, plantas rasteiras, plantas altas, plantas de penumbra, etc. Para cada planta ou grupo de plantas é preciso escolher a iluminação correta. Na maioria dos casos é possível aplicar a recomendação de 1w/litro, embora o termo "watt" signifique consumo de energia o correto seria um cálculo em lúmens ou graus kelvin, mas ai seria tornar o complicado em incompreensível para um pobre mortal.

A seguir cenas dos próximos capítulos....não percammm!!!

domingo, 22 de junho de 2008

Eu, barbo sumatrano - injustiçado e incompreendido; clamo por justiça!



Olá gente!


Muitos aqui já me conhecem de longa data e sei que deixei fortíssimas impressões....tá.....nem todas elas foram boas né....eu sei...., mas não me culpe por isso, vc é que não conseguiu me entender o suficiente.


O teu primeiro aquário sei que foi comprado na base do impulso - impulso seu mesmo ou foi empurrado pelo vendedor mesmo, não importa. O que importa mesmo é que de brinde vc ganhou um punhado de belíssimas pedrinhas coloridas, plaquinhas pretas e torres, um metro de mangueira, mas não veio junto a bombinha e nem a lâmpada(que vc descobriria mais tarde que custa uma nota). Também sei que no mesmo dia vc voltou na loja e com o bolso já meio raso de dinheiro foi escolhendo os peixes; kinguio, carpa, colisa, cascudo, acará-bandeira, dojo. Vejam só como vc foi trouxa....! Só te empurraram sujeito mané cheio de frescurite; olha só: o kinguio é o boiola da turma com aquelas plumas em forma de rabo, a carpa nem era para estar ali(melhor na panela), cascudo é só feiúra além de ser da turma dos boiolas(só vive chupando), colisa é estandarte de escola de samba, e esse tal de acará-bandeira? só tem fama, aquele dojo é que é neurótico mesmo, além de fujão.


Mas tudo bem....a culpa não é tua por não terem te vendido um peixe de verdade sem boiolices e frescurites agudas - como eu, é claro....rs. Sabe pq? Olha só, já viu alguém encarar pH de 6,5 até 7,5 na boa? Pareço-me com um tigre de bengala(no temperamento também), ando melhor qdo estou organizado em gangues, tomo a comida de todo mundo e não escolho o que comer.


Mas minha ausência foi por pouco tempo!!!! Um belo dia vc passou pela loja e viu minha gangue(ops....minha turma!!!)e levou todo mundo pra casa....! Eeeeeeeeba!!!!! Agora sim teríamos um lar!!!!


Um verdadeiro lar se não fossem aqueles frescos, mas ao tempo nada resiste.....rs. Nem às minhas beliscadas....ehehehehe


Não sei devo expor isto em público, mas foi durante a noite que houve um pacto entre os integrantes de minha gangue para que aos poucos fossemos eliminando cada rival na surdina. A tática era simples: com pequenas mordidas nos flancos íamos levando todos a um estado de loucura total e qdo tudo estivesse no limite era só dar o golpe final.....rsrs.


Mas por favor, não pense ou faça mal juízo de mim, não faço o que faço por maldade ou má índole. Não é isso....!!!! Já ouviram falar de T.O.C???? Nãooooooo....zé mané...não é toc-toc-toc-toc de bater na porta.....rs É Transtorno Obssessivo Compulsivo(T.O.C) que é uma espécie de tique nervoso que é incontrolável e só é controlado com anti-depressivos e psiquiatria séria. Somos o que somos pq não foi nos dado o acesso ao SUS para tratamento deste trasntorno. Por isso somos assim, meio estranhos, nervosos e chatos. Mas juramos de nadadeiras juntas que somos excelentes peixes!!!! Prova disso são nossas companheiras que nos acompanham de forma absolutamente fiel(e grupal)a sanha reprodutiva que assola a espécie toda vez que a temperatura passa de 25ºC.


Vejam: se fossemos peixes de índole má, nem teriamos companheiras. Agora pergunto eu à vc: ainda faz mal juízo de mim e de meus amigos?


Ahhhhhh....que isso....não precisa ficar nervoso.....toma uma valium ou prozac depois volta pra continuarmos o papinho.


Tchau.....

quinta-feira, 19 de junho de 2008

"Aceleradores de biologia". Ou como falar besteirol....


O que é biologia? Bio = vida, e logia = estudo. Então pq 100% dos aqua-internautas referem-se aos incentivadores bacterianos como "aceleradores de biologia"? Será um meio de fazer com que o estudo da biologia ande mais rápido? Vejamos alguns exemplo de preciosidades colhidas na net:


"Coloque no ínício da "ciclagem"(outra escalafobetice)um acelerador de biologia que vai ajudar a eliminar amônia", ou...
"Se vc usar "x" produto vai matar toda biologia do seu aquário", ou....
"A biologia do aquário só se forma depois de 30 dias"....


Pelos exemplos acima dá pra notar que muita gente fala as coisas sem no entanto ter consciência do conteúdo e do significado....rsrs.


Já analisado o besteirol em que os aqua-internautas estão mergulhados vamos a página seguinte que é conhecer os incentivadores propriamente ditos.


Atualmente existem pelo menos 8 marcas diferentes que prometem conter as tais bactérias nitrificantes que dão início ao ciclo do nitrogênio e equilibrar um aquário com menos trabalho e de forma mais rápída. O problema é: como saber se realmente o frasco contém as bactérias? Não tem como saber!!!! Por isso que muitas pessoas relatam fracassos em estabilizar suas colônias decompositoras. O único jeito ainda é o método do acerto e fracasso, também ajuda muito o relato de amigos, além dos obrigatórios testes de amônia, nitrito e (se puder) nitrato. Estes condicionadores são o maior avanço biológico desde a descoberta da penicilina(salvado as devidas proporções), pois pode-se tranquilamente serem utilizados como antagonistas de muitos organismos de potencial patogênico como bactérias anaeróbicas e alguns protozoários.
A foto que ilustra esta postagem é meramente ilustrativa e não representa preferência ou qualidade superior. Apenas eram os disponíveis na ocasião em que fui numa loja aqui do centro do Rio de Janeiro.