terça-feira, 14 de abril de 2009

Testando em 1ª mão - NITROBIO



Estou testando o NITROBIO em 3 aquários diferentes (na finalidade e na montagem):

- Um aquário 40x40x40 plantado, já maturado e estabilizado.
- Um aquário 80x40x40 com um casal de boca-de-fogo em postura
- Um aquário 1,00x60x60 com 12 tucunarés.

O mais problemático dos 3 aquários é o de tucunarés por razões relacionadas com biomassa e oferta de ração com alta concentração de proteínas (45% PB). Os níveis de amônia ficam sempre acima de 1,0ppm se não for feita troca de mais de 80% a cada 7 dias.

***Apliquei o NITROBIO hoje na dosagem recomendada pelo fabricante e coloquei uma bomba de ar boyu dupla saída (2x1) para diminuir a DBO que certamente iria às alturas pela forte atividade bacteriana que espero. A primeira reação em contato com a amônia dissolvida é uma espumação leve que some em aprox. 20 minutos, ficando a água com aparência normal.

Segundo o fabricante nos testes de laboratório uma dose apenas foi o suficiente para zerar uma concentração de amônia de 4ppm em 24 horas, logo vou aferir novamente às 16:00hrs de amanhã e volto a postar o resultado.

Os outros dois aquários a inoculação de NITROBIO não apresentou sinais visíveis de reatividade, o que de certa forma já esperava pelo fato de estarem com bom equilíbrio biológico.

O nitrobio é um decompositor de compostos de nitrogênio e como tal é esperado que tudo seja reduzido aos seus compostos mais inócuos que são os nitratos e fosfatos, que também vou medir de acordo com a demanda biológica e os dias corridos.

Nitrobio e seus equivalentes estrangeiros usam a mesma tecnologia para a degradação de matéria orgânica em ETE mundo afora, só que em menores concentrações. É uma tecnologia antiga e que empresas como CEDAE (Rj) já dominam e usam em seu cotidiano.

***A pergunta é: se um fabricante nacional obtém resultados equivalentes aos estrangeiros pq não usá-lo?

Decorridos 24 horas da aplicação eis os resultados que os testes indicaram:

1 - Teste de amônia: de 2,5ppm caiu para 0,00ppm
2 - Teste de nitrito: de 1,0ppm caiu para 0,00ppm
3 - Teste de nitrato: indicou 2,5ppm

Obs: o teste de nitrato comprei ontem e só fiz o teste hoje a tarde, logo não pude medir o valor antes da aplicação das bactérias.

O teste de fosfato indicou 3,00ppm, que posso considerar um valor relativamente alto, mas dentro do contexto aplicado entendo que está absolutamente normal, já que não faço trocas de água a mais de 2 semanas.

***Detalhe: Adicionei 10 engraçadinhos aos 5 que já habitavam o meu plantadinho. Com isto espero aumentar muito a produção de uréia visando tirar proveito da alta capacidade de redução bacteriana do NITROBIO e dar um UP nas plantas, já que não uso nenhum adubo industrializado.

***Terminando: o produto cumpre o que promete.



Os testes anteriores foram feitos em aquários com pH entre 6,6 (plantadinho), 6,8 (tucunarés) e 7,0 (reprodução de boca-de-fogo), como podem ver na postagem acima.

Hoje coloquei em funcionamento um aquário de 35x35x35 equipado com FBF (filtro biológico de fundo ou filtro de placa), bomba submersa 90l/h e substrato de areia de rio natural acrescida de conchas quebradas para levar o pH até 7,8. A intenção é testar como as bactérias se comportam em níveis elevados de pH e o tempo que levam para decompor a amônia após a fixação no substrato.

Para tanto foi colocado como fauna 22 platis (várias linhagens), um barrigudinho macho, 2 espadas fêmeas grávidas. O aquário já estava com água a mais de 10 dias, mas ainda sem bomba, apenas com aeração por pedra porosa.

Não é preciso falar (acho que todos sabem) que amônia e nitritos são muito mais perigosos qto maior for o valor do pH, e é justamente este ponto que pretendo avaliar além (é claro) do potencial degradador da colônia bacteriana uma vez fixada pelo FBF.

A dosagem que pretendo usar é a recomendada pelo fabricante que é 01 gota por litro na montagem e mais 01 gota por litro após 3 dias, seguidos da dose de manutenção a cada semana.

*Os testes anteriores apontaram que doses menores (metade) durante a manutenção têm igual capacidade degradante que as doses recomendados pelo fabricante, fato este que atribuo a fixação de parte das bactérias nas dosagens iniciais.

**Decorridos uma semana após a inoculação das bactérias neste aquário alcalino (ph 7,8) pude constatar que mesmo com uma população muito superior ao recomendado para a capacidade volumétrica do aquário os níveis de amônia e nitritos não subiram além do 0 (zero) em momento algum. Momentos antes da introdução dos platis o teste de amônia mediu 3ppm (teste prodac) e nitrito 1,5 ppm (teste alcon). A introdução dos platis foi simultânea à inoculação do NITROBIO.

A aferição dos 4 parâmetros (amônia, nitrito, nitrato, fosfato) e a constatação da estabilidade dos valores mostra que a capacidade de fixação bacteriana do FBF (filtro biológico de fundo) é infinitamente superior a outros muito mais evoluidos ou modernos, isto é fato - como também é a complexidade de ajustar esse sistema para a obtenção de máximo desempenho. Uma fórmula que perdeu-se no tempo.


Acima: o aquário de 80x40x40 que abriga um casal de boca-de-fogo (Cichlassoma meeki) em reprodução.

Acima: o tanque de 1,00x60x60 com 12 tucunarés.


Acima: um detalhe do crescimento vigoroso das chigogas (Eichornia crassipes) após a inoculação do NITROBIO. Uma prova visual bem interessante da disponibilidade de nitratos e fosfatos proveniente da implementação do ciclo do nitrogênio pelas bactérias aeróbicas.
.

10 comentários:

Adriano Schorr disse...

Saito.

Excelentes os testes. Muito obrigado por efetuá-los de forma gratuita e tão precisa.

Abraço

Adriano Schorr

Henrique J H disse...

Parabéns cara,
concerteza esses seus testes só tem a acrescentar na aquariofilia, gostaria de saber se alguma loja online já vende esses produto :)

Parbéns novamente,
Abraço

Adriano Schorr disse...

Boa tarde.

Comunico que foi criada a comunidade do Nitrobio no Orkut. Para quem possui perfil e se interessar em participar, o link é:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=87356081

Obrigado.

Bioleandro disse...

Fala meu Padrinho e Grande irmão tudo bem?esse nitrobio possui bacterias autotroficas e heterotroficas?ou só as nossas conhecidas nitrossomonas e nitrobacter? ou não?
ele é como esses aceleradores de biologia gringos?
se for igual aos do mercado mas tiver um preço atrativo com certeza eu serei um grande incentivador.
Grande abraço.

Bioleandro disse...

Essa caixa ai dos tucunas é aquela dos joias? a do mini lab? se for essa ai é guerreira em meu velho.

Yoshiharu Saito disse...

Olá Leandro !!!! Que bom te rever por aqui! Vc reconheceu a caixa hein...rsrs. Sim, é aquela mesma caixa por incrível que pareça....rs. Sobre as bactérias especificamente não sei te dizer quais são, mas como é uma tecnologia oriunda das estações de tratamento de esgotos acredito que sejam heterotróficas e funcionam de forma muito mais rápida e eficaz que o nitrivec, ammovec, stability, stress zyme, 11/1 super bio-bacteria; ficando em igualdade com o biodigest(prodibio).

Yoshiharu Saito disse...

Nas últimas 3 semanas os importadores e distribuidores praticaram reajustes brutais na tabela de preços na ordem de 30% até 80% em alguns casos, com isto tudo que é nacional voltou a ter destaque como forma de fugir da sanha inflacionária do lobby importador. Não satisfeitos com o "quase monopólio" voltaram a praticar o famoso e tão arraigado "jabá" tentando barrar a entrada de seus similares nacionais. Confesso uma coisa a todos vcs: só posso ficar dando risadas de dó, pois essa fórmula já foi amplamente praticada no passado e naufragou com o amadurecimento do consumidor final.

Yoshiharu Saito disse...

Adriano: fiz os testes mesmo sabendo dos resultados que teria, pois seus testes foram bem conduzidos. Minha atitude em tornar público o NITROBIO e a forma como funciona tem (em parte) a ver com meu repúdio ao atual estado monopolista do comércio (leia-se importador/distribuidor) especializado em aquariofilia. Como os meios de comunicação tradicionais não abrem espaço sem envolver numerário a opção caiu logicamente no espaço virtual e seus desdobramentos. Seu potencial distribuidor para o Rio de Janeiro está finalizando diagnóstico participativo de aceitação e fará contato em breve.

Adriano Schorr disse...

Saito.

Obrigado pela força e pelo incentivo ao produto.

Abraço.

P.S. Vi a foto do arroio com chorume e fiquei horrorizado. Apesar de ser o meu dia-a-dia no trabalho, ainda me choco.

Anônimo disse...

ONDE ENCONTRO PARA COMPRA O NITROBIO ?