terça-feira, 14 de abril de 2009

Testando em 1ª mão - NITROBIO



Estou testando o NITROBIO em 3 aquários diferentes (na finalidade e na montagem):

- Um aquário 40x40x40 plantado, já maturado e estabilizado.
- Um aquário 80x40x40 com um casal de boca-de-fogo em postura
- Um aquário 1,00x60x60 com 12 tucunarés.

O mais problemático dos 3 aquários é o de tucunarés por razões relacionadas com biomassa e oferta de ração com alta concentração de proteínas (45% PB). Os níveis de amônia ficam sempre acima de 1,0ppm se não for feita troca de mais de 80% a cada 7 dias.

***Apliquei o NITROBIO hoje na dosagem recomendada pelo fabricante e coloquei uma bomba de ar boyu dupla saída (2x1) para diminuir a DBO que certamente iria às alturas pela forte atividade bacteriana que espero. A primeira reação em contato com a amônia dissolvida é uma espumação leve que some em aprox. 20 minutos, ficando a água com aparência normal.

Segundo o fabricante nos testes de laboratório uma dose apenas foi o suficiente para zerar uma concentração de amônia de 4ppm em 24 horas, logo vou aferir novamente às 16:00hrs de amanhã e volto a postar o resultado.

Os outros dois aquários a inoculação de NITROBIO não apresentou sinais visíveis de reatividade, o que de certa forma já esperava pelo fato de estarem com bom equilíbrio biológico.

O nitrobio é um decompositor de compostos de nitrogênio e como tal é esperado que tudo seja reduzido aos seus compostos mais inócuos que são os nitratos e fosfatos, que também vou medir de acordo com a demanda biológica e os dias corridos.

Nitrobio e seus equivalentes estrangeiros usam a mesma tecnologia para a degradação de matéria orgânica em ETE mundo afora, só que em menores concentrações. É uma tecnologia antiga e que empresas como CEDAE (Rj) já dominam e usam em seu cotidiano.

***A pergunta é: se um fabricante nacional obtém resultados equivalentes aos estrangeiros pq não usá-lo?

Decorridos 24 horas da aplicação eis os resultados que os testes indicaram:

1 - Teste de amônia: de 2,5ppm caiu para 0,00ppm
2 - Teste de nitrito: de 1,0ppm caiu para 0,00ppm
3 - Teste de nitrato: indicou 2,5ppm

Obs: o teste de nitrato comprei ontem e só fiz o teste hoje a tarde, logo não pude medir o valor antes da aplicação das bactérias.

O teste de fosfato indicou 3,00ppm, que posso considerar um valor relativamente alto, mas dentro do contexto aplicado entendo que está absolutamente normal, já que não faço trocas de água a mais de 2 semanas.

***Detalhe: Adicionei 10 engraçadinhos aos 5 que já habitavam o meu plantadinho. Com isto espero aumentar muito a produção de uréia visando tirar proveito da alta capacidade de redução bacteriana do NITROBIO e dar um UP nas plantas, já que não uso nenhum adubo industrializado.

***Terminando: o produto cumpre o que promete.



Os testes anteriores foram feitos em aquários com pH entre 6,6 (plantadinho), 6,8 (tucunarés) e 7,0 (reprodução de boca-de-fogo), como podem ver na postagem acima.

Hoje coloquei em funcionamento um aquário de 35x35x35 equipado com FBF (filtro biológico de fundo ou filtro de placa), bomba submersa 90l/h e substrato de areia de rio natural acrescida de conchas quebradas para levar o pH até 7,8. A intenção é testar como as bactérias se comportam em níveis elevados de pH e o tempo que levam para decompor a amônia após a fixação no substrato.

Para tanto foi colocado como fauna 22 platis (várias linhagens), um barrigudinho macho, 2 espadas fêmeas grávidas. O aquário já estava com água a mais de 10 dias, mas ainda sem bomba, apenas com aeração por pedra porosa.

Não é preciso falar (acho que todos sabem) que amônia e nitritos são muito mais perigosos qto maior for o valor do pH, e é justamente este ponto que pretendo avaliar além (é claro) do potencial degradador da colônia bacteriana uma vez fixada pelo FBF.

A dosagem que pretendo usar é a recomendada pelo fabricante que é 01 gota por litro na montagem e mais 01 gota por litro após 3 dias, seguidos da dose de manutenção a cada semana.

*Os testes anteriores apontaram que doses menores (metade) durante a manutenção têm igual capacidade degradante que as doses recomendados pelo fabricante, fato este que atribuo a fixação de parte das bactérias nas dosagens iniciais.

**Decorridos uma semana após a inoculação das bactérias neste aquário alcalino (ph 7,8) pude constatar que mesmo com uma população muito superior ao recomendado para a capacidade volumétrica do aquário os níveis de amônia e nitritos não subiram além do 0 (zero) em momento algum. Momentos antes da introdução dos platis o teste de amônia mediu 3ppm (teste prodac) e nitrito 1,5 ppm (teste alcon). A introdução dos platis foi simultânea à inoculação do NITROBIO.

A aferição dos 4 parâmetros (amônia, nitrito, nitrato, fosfato) e a constatação da estabilidade dos valores mostra que a capacidade de fixação bacteriana do FBF (filtro biológico de fundo) é infinitamente superior a outros muito mais evoluidos ou modernos, isto é fato - como também é a complexidade de ajustar esse sistema para a obtenção de máximo desempenho. Uma fórmula que perdeu-se no tempo.


Acima: o aquário de 80x40x40 que abriga um casal de boca-de-fogo (Cichlassoma meeki) em reprodução.

Acima: o tanque de 1,00x60x60 com 12 tucunarés.


Acima: um detalhe do crescimento vigoroso das chigogas (Eichornia crassipes) após a inoculação do NITROBIO. Uma prova visual bem interessante da disponibilidade de nitratos e fosfatos proveniente da implementação do ciclo do nitrogênio pelas bactérias aeróbicas.
.