segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Reunião de Tamandaré(Pernambuco) - O documento redigido

Na íntegra o documento resultante das discussões sobre ordenamento da atividade hobbista e do mercado aquariofilista no Brasil.

Vejam com atenção quem foram os representantes de nossos interesses>>>

http://www.4shared.com/file/65934547/d6a38a56/_2__rel_peixes_ornamentais_tamandare_out_2007.html

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Nossos inocentes peixes

Autora: Leyla Sá (orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=18174956866127312439 )

Expondo-me de antemão, solicito que não façam conclusões errôneas acerca do que aqui venho, hora, explanar.  Percebo a intenção que todos aqui possuem de fazer explanações, indagações e questionamentos sobre a causa primeira de participação de todos nesta comunidade, ou seja, os nossos adoráveis peixes.

Em meios às tentativas de se fazer sublime um desejo de posse, nós procuramos alternativas que contêm a vida, a dependência, a relação quase recíproca de oferecer a sobrevivência que deveria ser fatídica, embora muitas vezes não seja duradoura, aos nossos olhos ofuscados por tanta beleza e graça proporcionadas por nossos queridos peixes. É desse ponto que parte a reciprocidade, nós oferecemos condições e os nossos peixes retribuem com as suas brincadeiras e nado fascinante que nos envolvem naqueles longos minutos de apreciação. 

O valor de um peixe não deveria ser atribuído apenas por seu preço que geralmente é proporcional à sua beleza ou raridade, mas de posse do ser, pelo valor simbólico que ele carrega quando passo a passo transformam a nossa vida. Pena que geralmente o simbólico vem agregado, ou condiz com o esforço de ser o valor real, ou seja, reais. O que entra em jogo é que tanto neons, que são considerados peixes baratos, como os marinhos, que são considerados caros, discrepam na atenção e preocupação de aquaristas pouco experientes e pouco amantes, que esquecem que o direito a vida sempre deverá estar acima de qualquer outro direito.

Amantes do aquarismo novos no ramo acreditam nos vendedores e depositam valores posteriormente frustrados com a aquisição do peixe. É um pequeno e fútil castelo de arreia que se desmorona quando percebem que o sucesso não se relaciona tão somente ao amor, mas com o controle de parâmetros que exige muito esforço, em especial, baseado na leitura. Eu não culpo a ignorância de vendedores e hobbistas pouco experientes, mas a coleta de informações precisas é primordial para o sucesso, embora não garantido, na criação de animais de estimação. 
De quem é a culpa? De quem mantém a ignorância expressada na venda ou de quem ora não se responsabiliza pela aquisição? A grosso modo, peixes são como carros, eles vem com manual de instrução, embora não tão acessível como o manual do veículo encontrado no porta luvas do carro e que não te deixa a pé. Agora lascou! Assim não dá, assim não dá ... Vamos continuar de forma reacionária o processo de conhecimento da causa primeira de participação de todos na comunidade, ou seja, nossos adoráveis peixes.