



Transição entre a água castanho-chá para transparente cristalina. Interesante!!!!

O que lhes parece este lugar? Nada né....rs Para mim é um biótopo de killifishes. Não divulgo, não revelo local.


Mini jardim criado pelas mãos da natureza. Eleocharis eu reconheço, mas e a outra que está ramificada na mesma moita?


Início de caminhada pelo leito do riacho. Água muito gelada e pedras....muitas pedras!!!!


Impressionante qualidade de água garantida pela manutenção da cobertura vegetal denominada de "sub-montana - obrófila densa". É aqui que recarrego minha mochila de hidratação com água mineral. Um luxo para poucos.

Posando para a lente do fotógrafo uma testemunha de um passado de atividades vulcânicas no maciço do Tinguá - não são os dois não....rsrs. É a pedra de coloração negra. De perto é possível notar as marcas circulares do momento em que foi expelida na forma incandescente do vulcão.

A medida que vamos avançando em direção a mata fechada também aumentam o tamanho das árvores. Esta pode ser considerada uma "anã" dentre as gigantes locais.

Bacia formada pela junção de várias nascentes. Água de 1ª e com custo zero.

A foto dá uma perspectiva errada da tranparência e da quantidade de peixes que habitam o "poço". A sensação qdo mergulhamos é de que estamos num imenso lago de chopp de tão gelada que é....rsrs.


Junte 85 quilos + pedras + água + 4 kms + guia sádico = tênis indo pro lixo.

Aquário natural com um belíssimo cardume de mocinhas(Caracidium).

Mais um biótopo anual de Leptolebias. O interessante deste biótopo é sua quantidade de ferro e a vegetação palustre na época das cheias. Também não divulgo ou revelo a localização, a não ser que me apresente documento do órgão oficial autorizando coleta, assine ter conhecimento de toda legislação do CAT-SISBIO e também leia, compreenda, concorde com 12 artigos do conselho gestor responsável pela área. Não se iluda - a maioria das pessoas não atende sequer a 2 artigos, que de lá 12!!! Mas se vc ler o texto vai ver que não existe nada demais. O problema é que o "povo" está costumado com o "mole"...sacou....!!!!
Um dos artigos restritivos de posse: "não é permitido coleta de organismos vivos para posterior conservação em formol ou quaisquer solução química que venha a provocar óbito".
Querem outra? "o solicitante deverá provar (perante comissão técnica) possuir tecnologia e conhecimento para conduzir pesquisas, e que estas não produzam morte, sofrimento, dor ou desconforto.
Mais: "ao términio das pesquisas os organismos e seus descendetes deverão ser reintroduzidos no exato local da coleta, verificado estado de saúde geral e específico".
Parece fácil? E é....! Mas 95% de todos os solicitantes não possuem requisitos básicos em conhecimento, tecnologia ou ética. Triste.....

Cenário raro principalmente se levarmos em conta a proximidade de um grande centro urbano a menos de 6 kms.